Cecilia Orsini

Psicanalista, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.

Coordenadora de seminários de Freud na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo,  no grupo de estudos do CEEPU (Centro de Estudos e Eventos  Psicanalíticos de Uberlândia), no curso de especialização do NUPE (Núcleo de Psicanálise e Estudos de Presidente Prudente), além dos grupos em seu consultório.

Dedicou-se às atividades institucionais de Coordenadora Editorial do Jornal de Psicanálise do Instituto de Formação da SBPSP, tendo sido diretora de Cultura e Comunidade na mesma instituição. Anteriormente, conduziu seminários de Freud no Curso de Psicoterapia Psicodinâmica de Adultos do Instituto Sedes Sapientiae e deu aulas de Teoria e Técnicas Psicoterápicas na Universidade de Guarulhos.

Estudiosa do pensamento freudiano desde 1979, com orientação de Luiz Alfredo Garcia-Roza, Luiz Roberto Monzani, Luis Carlos Menezes, Sandra Schaffa e Marilene Carone. Com Alejo Viviani e Vladimir Safatle iniciou-se na obra de Lacan. Para contribuições em literatura, realizou estudos com Modesto Carone, Adélia Bezerra de Menezes, Yudith Rosenbaun e José Antônio Pasta.

Colaborou com textos e com trabalhos editoriais em publicações especializadas, principalmente as psicanalíticas.

Orienta trabalho de colegas e de participantes dos grupos para apresentação e /ou publicação.