Informações


▪ Contato

Entre em contato conosco através do email ceciliaorsini56@gmail.com

▪ Duração e Periodicidade

A duração dos Grupos tem girado em torno de dois a três anos. Os encontros são quinzenais, sempre às quartas-feiras, das 19:50h às 21:45h.

▪ Sobre o ingresso de novos participantes

Os Grupos são formados conforme a previsão de término dos que estão em andamento e a demanda dos que estão por vir.

ATENÇÃO: INÍCIO DE NOVO GRUPO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012.

Conforme avaliação da coordenadora e do interessado, novos integrantes podem entrar num Grupo em curso, ao longo do ano.

▪ Mensalidade

R$ 180,00 por pessoa.

Preço diferenciado para recém-formados e professores.

Ilustrações

Com exceção da foto de Freud, ilustram este site imagens da antiga cidade grega de Aphrodisias, famosa no mundo antigo por sua Escola de Escultura (entre I a.C e VI d.C.), erigida em torno da Deusa Afrodite. Essas fotos, feitas por Thomas Miguez, fazem parte da coleção pessoal de Daniele Ricieri, produtora do site que, ao ver o pôr-do-sol da janela do consultório, numa curiosa coincidência, se lembrou dessas imagens. Não sem razão: a Deusa Afrodite, Mãe de Eros, é a Deusa do Amor e da Felicidade. Seus rituais e sua significação traem sua origem dupla, ora filha de Urano, em que representaria o amor sublimado, ora filha de Zeus, em que representaria o amor carnal, o desejo sexual. Com claras raízes na mitologia oriental, Afrodite é uma “Deusa tipicamente oriental, nunca se encaixou bem no mito grego: parece uma estranha no ninho” (Junito Brandão, Mitologia Grega, Vol III). Curiosamente, o mesmo acontece com a psicanálise e com o inconsciente.

Ademais, numa feliz metáfora, Freud indicava que a atividade do psicanalista assemelha-se à do escultor, que faz surgir do próprio veio da pedra o que de melhor ela tem a oferecer.

▪ Logomarca

Criada por Victor Bittow a partir da foto de Freud que ilustra este site.

▪ Atenção

Não copie ou divulgue os conteúdos deste site sem prévia autorização.

Grupo de Estudos de Introdução à Obra de Freud

São Paulo/SP